Telefone: (44) 3262-9500 Email: comercial2@teleshidraulica.com.br

Notícias

Soja: Nesta safra, produtor brasileiro está no lucro, enquanto americano depende de subsídios.

By Teles Hidráulica 20 de January de 2020 Feiras
Noticia-6a93774db6fa76d8b34623f7431762bd.jpg

A fase um do acordo comercial entre a China e os Estados Unidos foi firmada e oficializada na última semana, porém, sem trazer muitos detalhes para o comércio da soja entre os dois países. E enquanto ações efetivas não aparecem, a competitividade da soja brasileira segue mantida e ainda trazendo importantes margens de lucro ao produtor nacional.

A soja do Brasil hoja conta com uma vantagem competitiva sobre a americana ao custar cerca de US$ 10,00 a US$ 15,00 por tonelada mais barata. Ainda assim, a escala maior das vendas brasileiras acaba compensando esse valor mais baixo, como explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.

"Tudo no Brasil é maior agora, a escala é maior. A safra é maior, as exportações são maiores. Além disso, nossa soja é mais competitiva também porque temos maior disponibilidade de navios aqui e frete mais barato para a China, e nossa soja tem maior teor de proteína, o que faz com que seja necessário menos soja brasileira, por exemplo, para a produção de ração", explica.